terça-feira, 21 de abril de 2015

Paulínia: Ensinando o futuro do nosso Brasil brincando

As crianças têm maturidade suficiente para entender a importância dos novos hábitos para salvar a água do planeta


Alunos da pedagoga Heloísa Afonso brincando com massinha  
A crise hídrica que vem atingindo o estado de São Paulo tem alterado bastante a vida da população, em especial o dia a dia das crianças que foram privadas de aproveitar as férias de verão com brincadeiras simples como guerra de bexiga d'agua e banho de mangueira. Embora algumas cidades não tenham convivido com o racionamento, muitas prefeituras estão conscientizando a economizar nosso bem mais precioso: água potável. Muitas escolas têm trabalhado na conscientização dos pequenos ensinando hábitos simples que ajudam a economizar a água e evitar o desperdício desenfreado.

A pedagoga Heloísa Afonso, do Colégio Paulo Freire de Paulínia trabalha com a turma de educação infantil de 5 a 6 anos explica brincando para seus baixinhos a importância da água. A conversa é sempre tratada com leveza, sem drama, dá atividades para que pintem desenhos na busca de alternativas de como economizar. Foi em uma dessas conversas que ela leu a historinha do livro “Por que economizar água?” do Jen Green e Mike Gordon. O livro é na linguagem das crianças e relata a historia das crianças conscientizando os adultos.

Como a economia de água está diretamente ligada com a natureza à pedagoga explica que tem que cuidar da água por que o “riozinho” está secando e as “plantinhas” vão morrer cantando a musica “Tra Lá Lá Lá Oh”.

Na hora do banho é proposto uma competição para ver quem toma banho mais rápido, sem comprometer a higiene. Na hora de escovar os dentes é usado um copo com a quantidade de água necessária para realizar todo o processo. O mais importante disso é que todos os educadores se esforcem para transformar essa conscientização em algo divertido e duradouro.

Os pequenos têm maturidade suficiente para entender a importância dos novos hábitos, ao contrário do que muitos acreditam. O comportamento das crianças é, na maioria das vezes, reflexo das atitudes dos adultos que ela tem mais contato, por isso, não adianta querer cobrar algo que não é praticado. “O primeiro passo é passar um bom exemplo e deixar as crianças mais estimuladas para “copiar” nossas atitudes.” diz Heloísa.

Obs: os rostos das crianças foram desfocados por que nem todos os pais autorirazam a reprodução da imagem


Por Desirée Saibert

terça-feira, 14 de abril de 2015

Sumaré: Foi dada a largada para o Sumaré Arena Music 2015

Com shows sertanejos o final de semana de abertura do SAM teve público de 17 mil pessoas


Como um dos rodeios mais esperado  da região, o Sumaré Arena Music 2015, deu inicio no último dia 10 de abril. E para abrir essa festa, nada menos do que, a dupla Henrique e Juliano os fenômenos sertanejos do momento, comandaram o palco do SAM. Os sertanejos que estavam pela primeira vez na cidade, trouxeram uma multidão.

Fenômeno sertanejo Henrique e Juliano abrem o Sumaré Arena Music 2015
Com a arena lotada, teve gente que teve que vê a dupla pelos telões que foram colocados no  estacionamento do Paraíso das Águas, local de realização do evento. O primeiro dia do SAM teve boatos de supostas brigas e furtos, que não foram confirmados pela direção do clube, e nem divulgados por eles, ou pela assessoria.
Com tradição na cidade, o rodeio é aguardado o ano todo pelos sumareenses, e por cidades vizinhas. Os famosos esquentas que foram realizados durante a cidade desde o inicio do ano, deixaram a cidade com o clima do rodeio.
Se Henrique e Juliano, abrilhantaram a largada do rodeio, no sábado (11), o palco do arena, foi reservado para fortes emoções e para encontros pra lá de especiais. Em uma noite inesquecível duas duplas de referencia sertaneja se apresentaram e deram um show de emoção, Chitãozinho e Xororó e  Edson e Hudson, emocionaram o público.
Encontro no no palco do SAM entre Edson e Hudson e Chitãozinho e Xororó 
As duplas cantaram clássicos de suas carreiras e proporcionaram para o público, duetos inéditos carregados de emoções, como ‘Fogão de Lenha’, ‘Evidências’, ‘No Rancho Fundo’, ‘Azul’, ‘Te Quero Pra Mim’ e ‘Galera Coração’, fizeram parte do repertório especialmente preparado para a noite.

Segundo a assessoria do evento, o primeiro final de semana do Sumaré Arena Music 2015, levou um público considerado histórico para os organizadores, foram ao todo cerca de 17 mil pessoas que passaram pelo Paraíso das Águas.  
E não para por aí, na próxima sexta-feira (17), quem comanda o palco do SAM, é o sertanejo Cristiano Araújo, que vai trazer todos os sucessos de sua carreira, e promete ser mais uma noite inesquecível. No sábado (18), outro encontro inesquecível no palco do arena com  Gustavo Lima e Villa Baggagem que prometem emocionar e animar o arena. No domingo além da  famosa e tradicional queima de alho, para encerrar o SAM, vai ter um tributo em homenagem a José Rico, com Milionário e convidados (Pedro e Marcelo, Edson e Hudson, e outros convidados).

Os ingressos para o SAM estão a venda na  bilheteria 
do Parque Aquático Paraíso das Águas, em Sumaré, nos pontos de vendas relacionados no site www.sumarearena.com.br e no portal www.aloingressos.com.br É importante que o público priorize as compras de ingressos e passaportes nos canais de vendas oficiais.


Por Dalila Rodrigues

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Valinhos: Paixão de Cristo tem mais uma apresentação

Elenco com 150 atores reproduz os últimos momentos de Jesus


Danilo Coelho, o interprete de Jesus, em cena do espetáculo
A Paixão de Cristo já teve duas apresentações, nos últimos dias 2 e 3, e emocionou o público presente no redondel do Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini", assim como os atores, como Danilo Coelho, que há dez anos colabora com o espetáculo e pela primeira vez interpreta Jesus Cristo. “Este papel mudou muito a minha vida. Tive que ver muitos filmes e ler muito à espeito, para aprender sobre a história”, comenta.

E ainda, haverá mais uma chance de ver a encenação, que será apresentada pela última vez neste sábado, 4. “É um momento único, uma realização. Minha cena preferida é com a personagem Maria, pois sou muito ligado à minha mãe e imagino muito dela na hora da cena”, explica Danilo.

Além de Danilo, outros integrantes chamam a atenção no corpo de atores. Dona Rosaria Prezoti está há 18 anos dando vida à Veronica. “Para mim é como se estivesse fazendo ao vivo para Deus, parece que Jesus está na minha frente, eu adoro”.

Rosaria nunca estudou teatro, mas explica que é natural a interpretação. “Para mim tanto faz interpretar para um ou para mil e vou continuar enquanto Deus me der forças”, comenta.

Sobre sua primeira vez, Rosaria diz que foi bom, mas alguns contratempos foram marcantes. “Eu estava com dor e bem no local que eu estava tinha formigas, eu pulava e cantava ao mesmo tempo. Mas posso dizer que quem faz uma vez, faz todas”, lembra aos risos.

Ana Maria T. Machado, também nunca fez teatro, e também está há 18 anos na Paixão. Interprete de Maria Madalena, o trabalho é feito com amor. “A encenação é muita sincera, é do coração”, diz.

E além dos integrantes mais antigos, há também os que estão em sua primeira apresentação. “Faço teatro há quatro anos e estava ansiosa, mas foi bem legal”, comenta Caroline Lima de Oliveira, 11 anos, que interpreta um dos anjos.

Palavra do diretor
Tendo que organizar mais de 150 atores, Luciano Corrêa, que pela primeira vez é diretor do espetáculo, se emocionou. “Sou cristão e é um prazer representar a história de Cristo. É simplesmente maravilhoso”.
Sobre a escolha do ator para o personagem Jesus, Luciano explica. “Achei que o Danilo tinha o perfil do personagem e comprometimento. Ele já foi aluno do Centro Cultural e hoje é professor, é uma pessoa maravilhosa”, completa.

O espetáculo
A Paixão de Cristo está sendo apresentada no Redondel, espaço ao lado da entrada principal do Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”. O local recebeu arquibancada e montagem das peças do cenário e palco.

A última apresentação será neste sábado, 4, às 19h30, com entrada gratuita.

Por Gabrielle Cintra